O Projeto

Centro Cooperativo de Atendimento a Meninos e Meninas
(Community Center for Boys and Girls)

● teach good citizen values : self confidence, discipline, respect, teamwork,
   through structured wrestling sports programs
● constructive community program creates competitive opportunities for
   disadvantaged and socially vulnerable children
● dedicated professional volunteer instructors

Rosangela Conceicao (Zanza)
+971 050 2306944
zanzajudo@gmail.com




 HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DA ENTIDADE
O NUCAM (Núcleo Cooperativo de Assistência ao Menor) foi desmembrado da CLAR (Cooperativa Leopoldense de Artesanato), em 26 de março de 1991, em seguida encaminhado para criação da ONG CECAM – Centro Cooperativo de Assistência ao Menor a fim de oportunizar a continuidade deste trabalho, já realizado pelo NUCAM. Com a criação do CECAM houve um redimensionamento em relação às propostas de atendimento, a localização dos espaços físicos, os recursos humanos e as fontes dos recursos financeiros.
No período inicial os recursos financeiros provinham de diversas fontes, tais como: contribuições dos pais, as promoções beneficentes, rifas, doações de alimentos e cooperação internacional mediadas pela Paróquia Santo Inácio na pessoa do padre Orestes João Stragliotto. No inicio da década de 90 a Paróquia Santo Inácio também começou a ceder espaços para o desenvolvimento de trabalhos, alguns já iniciados foram assumidos pelo CECAM. Outra fonte de recursos financeiros foi o disputado convênio com a Prefeitura Municipal.
A vinculação do CECAM nesta época estava alicerçada na Paróquia Santo Inácio, que operacionalizava as atividades através dos agentes de pastoral. Os trabalhos assumidos pelo CECAM, que já haviam sido iniciados pela referida Paróquia, foram:
1)    Escola Comunitária Santo Inácio na Vila Progresso, período de atendimento: 1990 a 1992;
2)    Escola Comunitária Alessandra Maria Martini, na Vila Santa Marta, período de atendimento: 1990 a 1998;
3)    Escola Comunitária na Vila Dique, período de atendimento: 1990 a 1994;
4)    Casa dos Anjos na Vila Brás, período de atendimento: agosto de 1993 a 1995;
5)    Escolinha Alternativa e Comunitária Cristo Operário na Vila Brás, período de atendimento: agosto de 1993 a 1995;
Entre 92 e 97 em parceria com o CECA e Pastoral da Saúde realizaram várias ações comunitárias com diversos grupos da Zona Norte de São Leopoldo entre eles: grupo de alfabetização de adultos, alimentação alternativa, orientações de saúde e horta comunitária. A partir de 1996 passou a aprimorar seu quadro funcional, permanecendo com três núcleos: um na vila Santa Marta, um no bairro Santo Dumont e um no Parque Mauá.
     O trabalho com os adolescentes, na Vila Santa Marta seguiu com o Projeto Agente Mirins de Saúde (AMIS) em 1997, com merecido destaque nacional. A partir de 1999, em parceria com a Fundação Semear, este projeto tem continuidade com o Projeto Sementes de Vida. Estas atividades estavam direcionadas para o aprendizado teórico prático sobre plantas terapêuticas, condimentares e aromáticas; a relação com o meio ambiente e a realização de ações educativas na comunidade.
     Em 1998, a atividade nos três núcleos do CECAM atendeu 140 crianças e adolescentes. Ao final deste mesmo ano suas atividades ficaram concentradas no Parque Mauá e na vila Santa Marta.
    No ano de 2001, o CECAM passou a ter nova designação em sua razão social, Centro Cooperativo de Atendimento a Meninos e Meninas.
    A partir deste período surgiu a parceria com a prefeitura e com um voluntário italiano, pessoa física, beneficiando a organização e implementação da horta, denominada “Horta Girassol”, que visava beneficiar as famílias das crianças da instituição, bem como alguns integrantes do PAS (Programa de Auxílio Solidário).
    Em 2005 no núcleo vila Santa Marta, o CECAM passa atender em parceria com Governo Federal e Municipal o Programa PETI/ASEMA, visando desenvolver atividades no contra turno escolar para cem crianças e adolescentes, com o objetivo de oportunizar nestes espaços aprendizagem, convívio, trocas e respeito ao próximo; através de diversas oficinas (hip hop, dança, música, inclusão digital, artesanato, esporte, lazer e cultura, coral, direito/deveres), e reflexões sobre temas de interesse dos educandos.  
      Cabe ressaltar que, durante estes anos de existência o CECAM sempre desenvolveu seus trabalhos voltados ao atendimento de crianças, adolescentes, jovens e de seus núcleos familiares, que por muitas vezes encontram-se em vulnerabilidade pessoal/social e com seus direitos violados. O reconhecimento deste trabalho já foi destacado com o Troféu Comunidade Unida - Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho; Troféu Solidariedade – ABRADEVIS; Prêmio Parceiros Voluntários
       Atualmente a instituição mantém parcerias com o Prefeitura Municipal, ACIS SL, SESC São Leopoldo, Conselho Tutelar, Projeto Abrace, de empresas locais: Higra, Tipler, Stihl e pessoas físicas. Além, das instituições que trabalham na zona norte e comunidade local, que possibilitam o desenvolvimento das atividades.      
       O CECAM tem por finalidade planejar, organizar, articular e executar programas, projetos e ações garantindo a cidadania e a construção de novos projetos de vida de crianças, adolescentes e suas famílias, que estejam em situação de vulnerabilidade pessoal e social, segundo o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, lei Federal 8069/90.


MISSSÃO

 “Desenvolver atividades direcionadas a crianças, adolescentes, jovens e seus núcleos familiares em situação de vulnerabilidade social; buscando o desenvolvimento de seu autoconhecimento, enfatizando os valores biopsico- sociais, oportunizando assim, o pleno exercício de sua cidadania através de programas específicos, culturais, sociais e educacionais.”




CECAM  2012

        Centro Cooperativo de Atendimento a Meninos e Meninas, acredita que valorizando o meio social em que se vive através de projetos e programas qualificados, contribuímos muito na formação de um individuo consciente e crítico.
        Assim, o projeto CECAM visa criar espaços de convivência nas áreas culturais, esportivas, educacionais e formativas. Desenvolvendo atividades onde as crianças e adolescentes são ouvidos e participam efetivamente das decisões que lhes dizem respeito, construindo uma consciência coletiva com vistas a lutar pelos seus direitos, favorecendo a mudança, de “meros espectadores” de suas vidas, a sujeitos de direitos, deveres e ações, sendo a partir disso atores e diretores de suas vidas, trazendo para suas famílias os benefícios de suas conquistas.
O CECAM possui dois Núcleos de atendimento, localizados na zona Norte de São Leopoldo; ambos no bairro Arroio da Manteiga; um na Vila Santa Marta, e o outro no Parque Mauá. Atendemos diretamente um total de 120 educandos, na faixa etária de 06 a 15 anos; no contra turno escolar.
No mês de março firmamos parceria com a Secretária de Segurança Pública, cedendo o espaço para o desenvolvimento do Programa Protejo, que visa atender 50 jovens de 15 a 24 anos, com o objetivo de prepará-los para empreendedorismo juvenil. 
         Atualmente a instituição mantém parcerias com a Prefeitura Municipal, ACIS SL, SESC São Leopoldo, Conselho Tutelar, Projeto Abrace, PAA ( Projeto de Aquisição de Alimentos), Banco de Alimentos,  de empresas locais: Higra, Stihl e pessoas físicas. Além, das instituições que trabalham na zona norte e comunidade local, que possibilitam o desenvolvimento das atividades.
         Buscamos parcerias e nos organizamos com vistas a melhorar e qualificar nossos atendimentos e as condições de nosso espaço físico. Uma de nossas metas é a construção de um ambiente adequado para as atividades na Vila Santa Marta, visto que disponibilizamos 2 (dois) hectares de terra. Além disso, sabemos da precariedade desta comunidade em relação a espaços de esporte, lazer e cultura.

   EQUIPE TÉCNICA  
Quantidade
FUNÇÃO/
CARGO
Carga horária semanal
FORMAÇÃO
1
Diretora Presidente
30h
Ensino Médio
1

Coordenador
30h
Curso Superior.
1
Assistente Social
20h
Curso Superior Serviço Social.
3
Educadores Sociais
40h
2 Cursando Ensino Superior e 1 Ensino Sup. Completo
1
Oficineiro de esporte
25h
Cursando Educação Física.
1
Oficineiro de Hip Hop
16h
Ensino Médio
1
Oficineiro de informática
16h
Cursando Superior( Inf.)
1
Secretária

40h
Cursando Técnico em Administração
1
Cozinheira
40h
Ensino Médio incompleto
1
Serviços gerais
40h
Ensino Médio incompleto

  • Adotamos o regime de contratação do tipo CLT ou RPA.
  • Os encargos trabalhistas são pagos com do convênio da prefeitura.
  • Conforme nosso estatuto a diretoria desta instituição não pode ser remunerada.
  • Disponibilizamos lanches; devido às precárias condições de nossos educandos da Vila Santa Marta, para estes oferecemos alimentação. As parcerias do banco de alimentos, PAA, empresas, paróquia São João Batista e pessoas físicas nos auxiliam a manter diariamente os lanches e alimentação.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO
  • Facebook: Cecam Osc.
  • Email: cecam1@gmail.com.br

Nossos contatos:
  • Cecam: cecam1@gmail.com.br
  • Belanita(Presidente): belanita@hotmail.com
  • Ariane (Coordenadora) : arianeaguedes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário